A IMENSIDÃO LARANJA
Por: Ivana e Janez
No início deste ano, os embaixadores da Mares Ivana OK e Janez Kranjc embarcaram em uma aventura gelada na montanha Zlatibor, no centro da Sérvia...
Faz cerca de um ano desde que partimos pela primeira vez em busca dos lagos gelados das montanhas da Sérvia. No inverno passado, com muito esforço, conseguimos mergulhar sob o gelo do Lago Tavnicko. Este ano, decidimos fazer o mesmo no Lago Ribnicko. Descubra mais sobre a nossa aventura!
O pontapé inicial...
No Gelo...
"Como modelo subaquático profissional, tenho posado em vários mares, oceanos, lagos e rios ao redor do planeta. A água costuma ser azulada, verde ou às vezes completamente transparente, como se não existisse. Esta é a primeira vez que mergulho em água perfeitamente transparente, amarelo-alaranjado, que eu sei que existe nos cenotes mexicanos", diz Ivana Orlović Kranjc, modelo subaquática profissional e embaixadora da marca Mares.
Um portal para um mundo paralelo
Nossa equipe era composta por mergulhadores experientes e treinados da S.D.T. Svet Ronjenja, então a abertura dos buracos foi tranquila. As expectativas de que o gelo seria sólido foram confirmadas. A espessura da placa de gelo era de 15 a 20 cm, o suficiente para um movimento seguro. Bem acima de nós havia uma gôndola de onde os dois buracos que criamos podiam ser vistos. Se eu fosse imaginar uma porta de entrada para outro mundo, seria mais ou menos assim.
Dividimos em duas equipes cujas tarefas eram coletar informações básicas sobre as condições da água sob o gelo e tirar fotos. A temperatura da água de 2°C foi muito agradável para o nosso equipamento. Logo percebemos que a água, embora escura, estava extremamente clara. Então veio uma surpresa quando percebemos que a superfície era quase laranja. Isso era muito incomum, e até agora só tínhamos encontrado água dessa cor nos cenotes mexicanos da Península de Yucatán.
A cor da água do lago é influenciada pelo tipo de sedimento no fundo (no Lago Ribnicko, o fundo é feito de poeira laranja característica e pedras escuras), a quantidade de nutrientes provenientes das florestas circundantes (no caso do Lago Ribnicko , coníferas) e a presença de algas. À medida que descíamos mais fundo, a luz ia desaparecendo quase por completo, mas a visibilidade tornava-se melhor e a água incolor.
Em nossos poucos mergulhos notamos exemplares maiores de percas, e se acreditarmos nas histórias dos pescadores da região, o lago é muito rico em peixes.
Your email address cannot be published. Required fields are marked*